fbpx
Regional São Carlos:
Fone: (16) 3307-5332 / 3413-8799
Regional Bauru:
Fone: (14) 3203-4303 / 3203-9008
Tratamentos

Conformacional
Com um exame de tomografia e com um sistema de planejamento tridimensional, essa técnica permite analisar as lesões e as estruturas normais volumetricamente além de permitir uma visualização 3D da distribuição de dose.

IMRT
O IMRT significa Radioterapia de Intensidade Modulada, ou seja, as lâminas do colimador de múltiplas folhas (MLC) se movimentam durante a emissão do feixe de radiação conformando precisamente a dose no volume alvo, aumentando assim a probabilidade de cura e minimizando a dose aos tecidos e órgãos normais adjacentes de maneira a reduzir a toxicidade. Essa técnica apresenta benefícios clínicos comprovados em casos de tumores de cabeça e pescoço, próstata, sistema nervoso central e em locais onde a presença de tecidos normais próximos ao tumor possa representar um fator limitante ao tratamento adequado. A radioterapia sempre progrediu em direção à precisão para o uso de altas doses de radiação, visando aumento substancial do controle local, reduzindo os efeitos adversos e de preferência, com um tratamento rápido. A introdução da técnica denominada de IMRT possibilitou ganho expressivo em todas essas fronteiras.

RapidArc
O RapidArc ou VMAT, significa Arco Terapia Volumétrica Modulada, e trata-se de uma evolução do tratamento com IMRT, pois combina toda a conformação da dose proporcionada por essa técnica com a rapidez de um tratamento em arco. Em geral, utilizam-se dois arcos em torno do paciente, reduzindo o tempo total de feixe para algo em torno de 3 minutos. Reduzir o tempo de tratamento significa mais conforto aos pacientes e reduz a possibilidade de movimentos durante a sessão.
Esse tipo de terapia consiste no controle automático da velocidade de rotação do braço (gantry) da máquina, enquanto algumas lâminas de colimação (MLC) se movimentam, permitindo a passagem da radiação em pequenas aberturas altamente focalizadas. Os períodos de feixe ligado e desliga dose alternam, variando a taxa de dosagem da máquina. Assim, todo o volume-alvo é atingido de tal forma que a radiação seja esculpida precisamente em três dimensões.

Estereotáxica Fracionada
Técnica de alta precisão que possui acessórios de fixação próprios para o posicionamento adequado do paciente. Essa modalidade permite proteger estruturas muito próximas à lesão, bastante indicada em lesões cerebrais devido a suas estruturas nobres.

Radiocirurgia
Bem como a radioterapia estereotáxica fracionada, a Radiocirurgia utiliza precisão milimétrica na localização do alvo. Esse tratamento é principalmente indicado para lesões cerebrais pequenas e é realizada em uma única sessão se comparada a qualquer outro tratamento radioterápico.

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR)
A Braquiterapia de alta taxa de dose (HDR) utiliza como radioisótopo o Irídio-192 (material de alta atividade radioativa). É uma modalidade utilizada  principalmente em tratamentos de tumores ginecológicos.

Sistema de Planejamento – Eclipse
Através de um ambiente virtual, esse sistema reconstrói o paciente a partir de sua tomografia e propicia uma simulação gráfica do tratamento.
Dessa forma é possível definir todos os parâmetros de tratamento assim como analisar previamente a distribuição de dose na região de interesse e os limites de dose em estruturas normais através de um histograma (DVH).

Sistema de Gerenciamento – Aria
Com a função de um banco de dados, o Aria proporciona uma comunicação entre todos os departamentos de um serviço de radioterapia armazenando e compartilhando as informações referentes ao tratamento do paciente, minimizando o risco de erros.

Regional São Carlos:
Fone: (16) 3307-5332 / 3413-8799
Regional Bauru:
Fone: (14) 3203-4303 / 3203-9008